Capa

Irmãos Busato

Irmãos Busato enfrentam desafios na Copa Beto Carrero com olhos no Brasileiro de Kart

Rafael conquista pódio enquanto Guilherme encontra dificuldades na quarta etapa da competição na preparação para o nacional.

01.09.2025  |  268 visualizações

Penha (SC), 02 de setembro de 2024

 

Com um pódio para Rafael e com Guilherme (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum) enfrentando mais dificuldades desta vez na categoria OKN Júnior. Foi assim que terminou para os irmãos Busato a quarta etapa da Copa Beto Carrero, na pista que fica no balneário de Penha, em Santa Catarina. A dupla paranaense mostrou determinação em uma etapa que serviu como importante teste para a competição mais aguardada do calendário nacional.

A pista catarinense que sedia a Copa Copa Beto Carrero tem importância especial no calendário do kartismo brasileiro, já que vai receber o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, com a final do Grupo 1 prevista para o dia 22 de novembro e a final do Grupo 2 no dia 29. Por isso, além de Rafael e Guilherme Busato, mais 300 pilotos de diversas categorias estiveram no norte de Santa Catarina, transformando o evento em um verdadeiro laboratório para os ajustes.

"Depois dessa prova, vai ter apenas a quinta e última etapa da Copa Beto Carrero para a gente testar o traçado e os ajustes que podem ser usados no Brasileiro. Cada volta aqui é super importante para entender como o kart se comporta", declarou Rafael Busato.

Para Guilherme, a participação na Copa Beto Carrero representa mais que preparação. "Como estamos participando de quase todas as etapas da Copa, a gente também briga pelo título da competição. Cada corrida conta", afirmou Guilherme.

Rafael e Guilherme Busato chegaram a Santa Catarina ocupando a terceira e quarta posições, respectivamente, na classificação geral da OKN Júnior da Copa Beto Carrero. Por isso, além da preparação para a competição nacional, havia a pressão adicional da luta por mais um título no currículo da dupla paranaense.

Na tomada de tempo, Rafael mostrou consistência ao garantir um lugar na segunda fila, conquistando a terceira posição no grid de largada. Guilherme, por sua vez, fez o décimo oitavo tempo, mas teve que trocar dois pneus com tamanhos diferentes, perdendo dez posições e ficando em vigésimo oitavo lugar no grid, em um pelotão com 29 pilotos inscritos na categoria.

Em um grid deste tamanho, era de se imaginar as dificuldades que aguardavam os irmãos Busato. Na primeira bateria, a dupla conseguiu um bom resultado com Rafael, que saltou para a liderança logo no início e controlou a corrida até vencer a prova. Guilherme viveu momentos difíceis saindo das últimas posições no início da corrida, mas protagonizou uma das mais impressionantes provas de recuperação da etapa, realizando dezoito ultrapassagens para cruzar a linha de chegada em décimo lugar.

A segunda corrida da OKN Júnior reservou revés para Rafael Busato, que enfrentou problemas com toques e precisou abandonar na sexta volta, depois de largar na primeira posição. Guilherme teve um fim de semana ainda mais complicado na bateria final e sequer conseguiu completar a primeira volta da corrida decisiva.

Mesmo com os abandonos que frustraram as expectativas para a etapa, os irmãos paranaenses não saíram de mãos vazias de Santa Catarina. Rafael levou para casa o troféu de quinto colocado da OKN Júnior.

"Tive um problema com o pneu que eu peguei na tomada. O jogo tinha pneu maior que o outro, não grudava nada, escorregava muito e também puxava para o lado. Daí eu tive que trocar dois pneus e perdi 10 posições para  largada da primeira bateria. Na segunda corrida, dois pilotos se tocaram na minha frente e um deles acabou me acertando no meio e não tive como desviar", explicou Guilherme Busato.

Para Rafael, apesar dos contratempos, levou um troféu na bagagem. "O objetivo principal é o Brasileiro, mas claro que a gente quer ter bons resultados em todas as competições. Tinha chance de vencer a etapa, se tivesse continuado na segunda bateria, mas ainda deu um pódio", analisou o piloto paranaense.

Os irmãos Guilherme e Rafael Busato têm pela frente nas próximas semanas a oitava etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que acontece na pista da V11 Arena, em Arujá, no dia 20 de setembro. Depois, entre os dias 25 e 28 de setembro, eles desembarcam na Itália para compromissos internacionais, onde Rafael disputa a última etapa do FIA Academy Trophy Júnior e Guilherme entra na pista para o Campeonato Mundial OKN Júnior, ambas as competições realizadas em Cremona.


Texto por Kako Marques / KM Com Assessoria

Siga os irmãos Busato no Instagram:
@gui.busato57
@rafa.busato97

Leia também...
22.09.2025

Piloto do Paraná domina na V11 Arena em Arujá, mas tem problema na última bateria,  enquanto seu irmão treina para a Copa do Mundo.

18.09.2025

Rafael disputa a oitava etapa do Paulista Light enquanto Guilherme se prepara para a Copa do Mundo em Cremona, na Itália.

27.08.2025

Os gêmeos Rafael e Guilherme disputam a categoria OKN Júnior em Santa Catarina, de olho na competição que será em novembro.

18.08.2025

Rafa faz de 16 ultrapassagens, Guilherme lidera parte da primeira prova e dupla fica em sétimo e nono, respectivamente.