São Paulo (SP), 18 de agosto de 2025
Mesmo com uma escalada épica de Rafael Busato na segunda bateria, desta vez os irmãos Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum) não conseguiram chegar ao pódio. No entanto, a dupla paranaense terminou dentro do Top 10 da OKN Júnior na sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart, mantendo-se entre os principais nomes da categoria. A competição voltou à pista do kartódromo de Interlagos neste fim de semana, proporcionando disputas acirradas e muita emoção para pilotos e espectadores.
Após a preparação nos treinos livres, Guilherme e Rafael Busato foram para a tomada de tempo da OKN Júnior na sexta-feira (16). Os irmãos conseguiram preencher a segunda fila do grid de largada, com Guilherme conquistando a terceira posição e Rafael garantindo o quarto lugar, demonstrando o bom ritmo da dupla desde o início da programação da etapa do Paulista Light.
No sábado (17), dia das duas baterias, Guilherme chegou a liderar a corrida um por cinco voltas, mostrando velocidade e técnica na disputa pela vitória. Contudo, acabou perdendo ritmo devido a cortina do radiador que estava fechada, e fechou as dezoito voltas na sétima colocação, resultado que não refletiu seu potencial demonstrado durante a prova.
Rafael, por sua vez, foi obrigado a abandonar a primeira bateria depois de um toque de um adversário na disputa pela quarta colocação. O incidente tirou o piloto paranaense de uma posição promissora e comprometeu suas chances de somar pontos na categoria.
Na segunda bateria da OKN Júnior, foi a vez de Guilherme abandonar na quinta volta após a quebra da palheta do motor. Rafael, pelo contrário, protagonizou uma escalada épica na bateria final. Saindo da vigésima posição, na sexta volta já ocupava o sexto lugar e terminou a prova em quarto, conquistando impressionantes dezesseis ultrapassagens na pista. A performance mostrou toda a garra e determinação do piloto em busca da recuperação.
Com os resultados obtidos, Rafael terminou a etapa em sétimo lugar na classificação, enquanto Guilherme ficou em nono. Ambos conseguiram ficar dentro do Top 10, mantendo vivas as esperanças para as próximas disputas da temporada.
"Eu vinha bem na primeira bateria, cheguei até a liderar, mas o erro em deixar a cortina do radiador fechada tirou a minha chance. Na segunda, a disputa na OKN Júnior é sempre muito acirrada, mas a quebra da palheta foi o que me prejudicou na corrida", comentou Guilherme Busato.
Rafael também analisou sua participação: "Eu tinha uma boa chance de chegar no pódio pelo que fiz na segunda bateria, mas o enrosco na corrida um atrapalhou todo o trabalho do fim de semana. Foi frustrante, mas mostrei que tinha velocidade para brigar lá na frente."
A oitava etapa da Copa São Paulo Light de Kart será disputada apenas no dia 20 de setembro. Por isso, os irmãos Busato agora se preparam para a quarta etapa da Copa Beto Carrero, na próxima semana, no Balneário de Penha (SC), pista que receberá nesta temporada o 60º Campeonato Brasileiro de Kart.
Texto por Kako Marques / KM Com Assessoria
Siga os irmãos Busato no Instagram:
@gui.busato57
@rafa.busato97
Piloto do Paraná domina na V11 Arena em Arujá, mas tem problema na última bateria, enquanto seu irmão treina para a Copa do Mundo.
Rafael disputa a oitava etapa do Paulista Light enquanto Guilherme se prepara para a Copa do Mundo em Cremona, na Itália.
Rafael conquista pódio enquanto Guilherme encontra dificuldades na quarta etapa da competição na preparação para o nacional.
Os gêmeos Rafael e Guilherme disputam a categoria OKN Júnior em Santa Catarina, de olho na competição que será em novembro.