Aracaju (SE), 4 de agosto de 2025
O representante do Espírito Santo na categoria Mini, Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barbalho / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho), lutou bravamente no Grupo 2 da 26ª edição da Copa Brasil de Kart, mas não conseguiu sair de Aracaju com o resultado desejado. A competição nacional foi realizada na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, na capital de Sergipe, reunindo os melhores pilotos do país em uma das mais importantes disputas do calendário nacional.
O capixaba fez o possível para conseguir um resultado semelhante aos obtidos nas competições que vem disputando na temporada regular, mas não teve sucesso. Além de dificuldades com o equipamento, principalmente no acerto do motor Mini, além da instabilidade climática foi um fator determinante, com chuvas constantes sobre a capital sergipana. Em alguns momentos da disputa, Emerick também foi prejudicado por manobras de adversários que comprometeram sua estratégia de corrida.
Na tomada de tempo, realizada na quinta-feira (31), o piloto ficou na parte de trás do grid de largada, mesmo tendo feito uma marca de apenas meio segundo do tempo da pole position. O resultado mostrou o alto nível da categoria e a pequena diferença entre os competidores, evidenciando como detalhes podem ser decisivos no kartismo de alto rendimento, ainda mais com a o propulsor do kart número 139.
Na primeira corrida classificatória, disputada na sexta-feira (1º), Emerick ainda conseguiu demonstrar um bom desempenho para cruzar a linha de chegada em décimo segundo lugar. Na segunda bateria, com a pista molhada pelas chuvas que atingiram o circuito sergipano e novamente se o rendimento em seu motor, acabou terminando longe das primeiras colocações, o que comprometeu sua posição para a final.
No sábado (2), dia da decisão da Copa Brasil, com pista molhada e mais uma vez largando no fim do pelotão, o capixaba conseguiu superar as maiores dificuldades para chegar em décimo segundo lugar. Com este resultado, fechou sua participação na Copa Brasil entre os doze melhores pilotos da categoria Mini no país, neste que é seu primeiro ano como piloto profissional de kart.
"Eu poderia ter conseguido uma colocação mais à frente se tivesse tido um desempenho melhor e não tivesse enfrentado tantas dificuldades no acerto de meu motor durante o fim de semana", declarou Joaquim Emerick após sua primeira corrida em uma final de competição nacional.
O resultado em Aracaju, mesmo não sendo o esperado pelo piloto e sua equipe, representa um marco importante na carreira de Emerick. Competir entre os melhores do país e garantir uma posição no top 12 nacional é um feito significativo para qualquer piloto em seu primeiro ano no kartismo profissional, especialmente considerando todas as adversidades enfrentadas durante o evento.
Após a 26ª edição da Copa Brasil de Kart, em Aracaju, Joaquim se junta ao seu irmão Miguel para iniciar a preparação para o retorno à Copa São Paulo Light de Kart, competição na qual Emerick é o atual líder da categoria Cadete Rookie. O foco agora se volta também para o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em Santa Catarina.
A agenda intensa do piloto capixaba demonstra sua dedicação ao esporte e a busca constante por evolução técnica. Com o aprendizado adquirido na Copa Brasil, Emerick espera aplicar os conhecimentos nas próximas competições e consolidar sua presença entre os principais nomes do kartismo nacional em suas respectivas categorias.
Texto por Kako Marques / KM Com Assessoria
Siga a equipe dos irmão Emerick no Instagram:
@multiplaracingteam
Piloto capixaba volta à pista em Aracaju determinado a conquistar resultado expressivo após desempenho promissor na semana anterior
Miguel e Joaquim enfrentaram desafios e incidentes de pista, mas conquistaram respeito no traçado de Sergipe.
Os irmãos do Espírito Santo disputam sua primeira competição nacional, na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju.
Dupla do Espírito Santo faz estreia no traçado paulista, com pole positions e troféus nas categorias Mirim, Cadete e Mini 2T.