Aracaju (SE), 28 de julho de 2025
A pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), recebeu neste domingo (27) as finais do Grupo 1 da 26ª edição da Copa Brasil de Kart. Entre os competidores que marcaram presença no evento nacional, os irmãos capixabas Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barbalho / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho) representaram o Espírito Santo com determinação em suas respectivas categorias.
Os irmãos Emerick desembarcaram na capital sergipana carregados de expectativas. Miguel, competindo na categoria Mirim, e Joaquim, na Cadete, se dedicaram intensamente aos treinos e ajustes de setup na preparação para a tomada de tempo da sexta-feira (25), buscando os melhores acertos de seus karts.
Na categoria Mirim, Miguel conseguiu marcar o nono melhor tempo durante a sessão classificatória. No entanto, uma penalização pelo desarme do painel frontal prejudicou severamente sua posição de largada, obrigando o piloto capixaba a partir do final do grid na primeira corrida classificatória.
O sábado (26) trouxe o dia das provas, e o piloto do kart número 279 enfrentou dificuldades para progredir no pelotão durante a primeira prova, terminando na décima primeira posição. Na segunda classificatória, Miguel mostrava sinais de recuperação e vinha entrando no top 10 quando na volta dois, um toque lateral o enviou para a grama e novamente para as posições finais do grid.
Neste domingo (27), dia da grande final, a esperança era de uma escalada significativa para Miguel Emerick. Embora a recuperação não tenha se materializado, o piloto capixaba conseguiu cravar uma posição no Top 10, encerrando sua participação na Copa Brasil de Kart entre os dez melhores da categoria Mirim categoria no país.
"Queria ter chegado no pódio, foi uma competição bem difícil, mas estou feliz de ser um dos 10 melhores da Copa Brasil", declarou Miguel Emerick.
Pela categoria Cadete, Joaquim Emerick competia sempre no período da tarde pela programação do evento. Durante a tomada de tempo, o piloto estabeleceu a marca de 55seg968, tempo que lhe garantiu posição na terceira fila para a primeira corrida do sábado, colocando Joaquim em situação favorável para a disputa.
Na largada da primeira eliminatória, Joaquim desenvolveu uma prova consistente e com boa regularidade, completando as 12 voltas previstas na quarta colocação, resultado que alimentou as esperanças de um desempenho ainda melhor nas etapas seguintes da competição.
A segunda classificatória apresentou novos desafios para o piloto do kart número 139. Largando da segunda fila, Joaquim teve sua corrida comprometida quando um adversário subiu na traseira de seu kart, causando um incidente que resultou na perda de posições preciosas e fechando a prova no nono lugar.
A final da categoria Cadete, no domingo, representava uma das provas mais aguardadas de toda a programação do evento. Joaquim, largando novamente da terceira fila, tinha expectativas legítimas de conquistar uma posição no pódio. O piloto capixaba manteve sua posição durante as primeiras voltas, mas acabou sendo tocado por um kart adversário e forçado a passar pela grama. Apesar da tentativa de recuperação, completou as 15 voltas em décimo segundo lugar. Entretanto, recebeu duas penalizações - uma por desarme do painel frontal e outra pelo incidente em que foi colocado para fora da pista por kart adversário - encerrando o evento na décima sexta posição.
"Não entendi a punição, estou triste porque o kart estava muito bom, mas foram muitos toques que atrapalharam minhas corridas", desabafou Joaquim Emerick.
Nesta semana, Joaquim Emerick volta à pista de Aracaju, para a disputa do Grupo 2 da Copa Brasil de Kart, agora para as provas da categoria Mini. Estes karts, equipados com o motor Vortex 60cc, são conhecidos por proporcionar corridas competitivas, numa velocidade maior que a Cadete. Miguel, Claro, vai acompanhar o irmão em Sergipe, enquanto espera o retorno para Copa São Paulo Light, competição na qual Miguel segue entre os líderes da categoria Mirim Rookie.
Texto por Kako Marques / KM Com Assessoria
Siga a equipe dos irmão Emerick no Instagram:
@multiplaracingteam
O piloto capixaba enfrentou adversidades técnicas em Aracaju, em sua primeira temporada profissional no kartismo nacional.
Piloto capixaba volta à pista em Aracaju determinado a conquistar resultado expressivo após desempenho promissor na semana anterior
Os irmãos do Espírito Santo disputam sua primeira competição nacional, na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju.
Dupla do Espírito Santo faz estreia no traçado paulista, com pole positions e troféus nas categorias Mirim, Cadete e Mini 2T.