Aracaju (SE), 4 de agosto de 2025
Terminou no último sábado (2) a 26ª edição da Copa Brasil de Kart, com um grande aprendizado para o sorocabano João Francisco (Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / OMAST Medicina Especializada / Equipe: V11 Kart / Telemetria: Caio Miguel / Coach: Giulliano Forcolin), que conquistou o Top 10 da categoria F4 Júnior, uma das mais concorridas da competição, com 26 pilotos. O resultado representa uma conquista significativa diante das adversidades enfrentadas durante toda a etapa sergipana.
João Francisco teve muito trabalho com o desempenho dos motores, que são sorteados para todos os pilotos, além da instabilidade climática em Aracaju, com pancadas de chuva que alteravam constantemente as condições da pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi. As mudanças bruscas no traçado exigiram adaptações constantes do piloto e de sua equipe.
"Teve momentos que peguei motores que não estavam tão bons, principalmente em fases decisivas da Copa Brasil. A gente fez treinos com pista seca, mas tivemos momentos com a pista lavada por causa da chuva, e isso atrapalhou bastante nossa performance", explicou João Francisco.
O piloto de Sorocaba, que chegou a andar no grupo da frente durante as últimas sessões de treinos livres, na quinta-feira (31) conseguiu um lugar na quinta fila na tomada de tempo para a primeira corrida classificatória. O desempenho nos treinos mostrava potencial para brigar por posições ainda melhores na sequência da competição.
As duas corridas classificatórias foram disputadas na sexta-feira (1), e João seguia enfrentando dificuldades de desempenho no equipamento. Na primeira corrida, lutou entre o décimo e oitavo lugares durante as 16 voltas. Cruzou a linha de chegada em oitavo, mas com o desarme do painel frontal, recebeu cinco segundos de punição no tempo final, ficando em décimo lugar.
Na segunda classificatória, largando em décimo, João Francisco manteve o mesmo ritmo de velocidade, mas desta vez conseguiu confirmar a oitava posição na chegada, sem intercorrências. O resultado demonstrou a consistência do piloto mesmo com as limitações do equipamento à sua disposição.
A soma das duas corridas classificatórias colocou João Francisco na quarta fila para a largada da final de sábado (2). O piloto do kart número 11 chegou a cair para décimo terceiro lugar na disputa inicial pelas posições da prova decisiva, mas demonstrou determinação ao se recuperar ao longo das 20 voltas da corrida, garantindo sua posição no Top 10 da Copa Brasil de Kart.
"Fiz o que pude nessa final, mas não tinha motor mesmo, o desempenho estava muito fraco e tive que levar no braço. Top 10 não era o que eu queria, mas ficar entre os dez melhores do país num grid de 26 pilotos, nas condições que tive, foi uma vitória", avaliou o piloto.
Após a Copa Brasil em Aracaju, João Francisco terá um período de descanso para depois retornar aos treinos, visando a preparação para as próximas etapas da Copa São Paulo Light de Kart e da V11 Cup. O piloto também vai iniciar a preparação para o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em Santa Catarina.
Texto por Kako Marques / KM Com Assessoria
Siga João Francisco no Instagram:
@joaofranciscokart11
Piloto sorocabano busca título nacional na categoria F4 Júnior em sua estreia na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Sergipe.
Piloto de Sorocaba mostra consistência, velocidade na sexta etapa da Copa São Paulo Light e soma pontos na briga pelo título.
Piloto sorocabano estreia no Kartódromo de Itu visando subir posições na F4 Júnior após conquista de pódio na V11 Cup
O piloto de Sorocaba fechou a etapa em terceiro lugar após as corridas disputadas no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.