Braga (POR), 27 de julho de 2025
O Kartódromo Internacional de Braga recebeu mais uma etapa emocionante do Campeonato Português Rotax 2025, a quarta da temporada. Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn / Equipa: Junior Racing Team / Coach-mecânico: Diogo Pinto / Chassi FA) , atual campeão português Rotax, deu mais um passo importante rumo ao bicampeonato ao conquistar o segundo lugar no pódio da categoria Mini Max. O piloto do kart número 211 demonstrou consistência e velocidade durante todo o fim de semana, aproximando-se ainda mais do objetivo de repetir o feito de 2024.
Com a performance em Braga, Capela não precisa mais vencer todas as corridas da próxima etapa em Bombarral para garantir o título. A matemática favorável coloca o piloto português numa posição confortável na reta final da competição, evidenciando o trabalho sólido desenvolvido ao longo da temporada.
Os treinos livres do sábado (26) serviram de preparação para o Treino Cronometrado, que definiu o grid de largada da primeira corrida decisiva. Capela cravou o tempo de 57seg472, ficando a apenas um décimo de segundo da pole position, o que lhe garantiu a primeira fila para a Final 1.
Na primeira corrida, ainda no sábado, o piloto fez uma largada primorosa e logo na terceira volta assumiu a liderança com uma ultrapassagem memorável por fora na famosa Curva do Bar. Além de registrar a melhor volta da corrida, Vicente se manteve na ponta até a nona volta, quando um toque com um adversário o fez perder tempo e cair para a sétima posição geral, terminando em quarto na categoria Mini Max, após as treze voltas.
O domingo (27) trouxe a oportunidade de recuperação na Final 2. Largando em quarto, Capela novamente demonstrou suas qualidades na largada, assumindo o segundo posto já na volta dois. Novamente com a volta mais rápida da corrida, rapidamente chegou à liderança e soube se defender das investidas dos concorrentes até receber a bandeira quadriculada como vencedor.
A Final 3 teve Vicente Capela largando da terceira posição, mas a corrida não foi tranquila para ele que, mesmo se mantendo em primeiro nas voltas iniciais, foi ultrapassado na sétima volta. Retomou a liderança em seguida, porém um ‘escorregão’ numa das curvas o fez cair para a quarta colocação. Com determinação, se recuperou para chegar em segundo lugar, outra vez com a volta mais rápida - a terceira em três corridas.
Os resultados do fim de semana renderam a Capela 138 pontos, empatando com o primeiro colocado da etapa. No entanto, pelos critérios de desempate, o piloto do kart 211 ficou com a segunda colocação no pódio de Braga, mantendo sua posição de liderança no campeonato em sua categoria.
"Foi um fim de semana de disputas muito duras na pista, mas consegui fazer um bom trabalho. Cheguei e agora saio de Braga com a mesma diferença de pontos para o segundo colocado. Agora tudo vai ser decidido na última etapa", declarou Vicente Capela após as corridas.
Caso conquiste o título, Capela garantirá pela segunda vez consecutiva a vaga para representar Portugal no Rotax Grand Finals, que acontece de 29 de novembro a 6 de dezembro de 2025 no Circuito Internacional de Kart do Bahrein. Em 2024, o piloto esteve em Sarno (ITA) levando as cores de seu país na disputa mundial.
"Aonde quer que eu vá representando Portugal, é sempre gratificante. Estive ano passado em Sarno e espero ter novamente essa oportunidade nesta temporada", comentou o piloto sobre a possibilidade de disputar novamente a competição internacional.
Na classificação geral do Campeonato Português Rotax, categoria Mini Max, mostra Vicente Capela que soma agora 581 pontos, mantendo 29 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Os números mostram que o piloto está muito próximo de conquistar seu segundo título consecutivo, que será definido na etapa final da competição, marcada para os dias 28 e 29 de setembro, na pista de Bombarral.
Ligação com o Brasil
Vicente Capela é bisneto de brasileiro. O "vô Sebastião" era carioca do Rio de Janeiro, serviu como mergulhador na marinha portuguesa durante o século passado. Elo entre Brasil e Portugal através destas gerações.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Siga Vicente Capela no Instagram:
@vi_capela
Campeão de 2024 mantém vantagem na liderança da Mini Max e pode garantir o título na próxima etapa em Bombarral
O português, bisneto de brasileiro, chega à penúltima etapa do Campeonato Rotax com 443 pontos e sete vitórias em nove corridas.
O português, bisneto de brasileiro, chega à penúltima etapa do Campeonato Rotax com 443 pontos e sete vitórias em nove corridas
O piloto fez excelente prova na final dois e recebeu o troféu de vice-campeão da prova na pista de Chiva.