Valência (ESP), 13 de julho de 2025
O piloto português Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn / Equipa: Axion Racing / Preparador: Alexis Araújo / Coach: Pedro Ivars / Mecânico: Adrian Vaz) teve mais um fim-de-semana de velocidade, agora com a ronda dupla da terceira etapa do Campeonato Espanhol de Kart, em Valência. A competição trouxe emoção e adrenalina para o kartódromo espanhol, com disputas acirradas em todas as categorias.
A pista do Kartódromo Internacional Lucas Guerrero de Chiva recebeu pilotos de sete categorias, com 180 competidores inscritos para a etapa valenciana. O traçado espanhol mostrou-se desafiador e técnico, a exigir precisão e estratégia dos pilotos ao longo de todo o fim-de-semana.
Na categoria Mini, pela qual Vicente Capela compete, foram 46 competidores para o traçado espanhol. A disputa prometia ser intensa desde os primeiros treinos, com uma grelha competitiva e equilibrada que garantiu espectáculo para os espectadores presentes.
Após os treinos livres, no sábado foi a vez de Vicente buscar a melhor colocação para as corridas classificatórias. O piloto português trabalhou junto com a sua equipa para encontrar o melhor acerto do kart e a configuração ideal para enfrentar as disputas que se aproximavam.
Com a marca de 1min02seg652, Capela colocou-se no grupo B, a largar na quarta fila. O tempo alcançado demonstrou o potencial competitivo de Vicente, que se preparava para as batalhas decisivas do fim-de-semana nas corridas classificatórias.
Após o quinto e oitavo lugares nas corridas classificatórias, Vicente colocou-se em oitavo na largada da primeira final de domingo. O piloto mostrou determinação e fez uma excelente largada, logo a alcançar o terceiro posto da prova, mas na disputa por posição com o adversário que vinha atrás, cruzou a linha de chegada em sétimo e fora do pódio.
Na sequência teve a final número dois da etapa espanhola, com Vicente Capela a largar em sétimo. A segunda oportunidade do dia mostrou-se mais promissora, com Vicente a demonstrar toda a sua habilidade e experiência no traçado valenciano.
Já na primeira curva, alcançou a quarta colocação e não demorou para assumir a vice-liderança. Em seguida assumiu a ponta da corrida na volta 5, fez a melhor volta da corrida com 1min03seg139, mas cruzou a linha de chegada em segundo, para receber no pódio o troféu de vice-campeão da final dois do Campeonato Espanhol de Kart.
"Fiquei muito feliz com o pódio na final dois, mas dava para chegar ao pódio na primeira também. De qualquer forma, estou feliz em homenagear o irmão, Dinis Capela, que completou 14 anos neste domingo. Este troféu é para ti, meu irmão", declarou Vicente Capela após a premiação.
Vicente Capela aproveitou para agradecer a toda a equipa, o preparador Alexis Araújo, que preparou o motor Iame X30 Mini Water Swift, o mecânico Adrian Vaz, o coach Pedro Ivars, a equipa Axion Racing e à DPK, que forneceu o chassis Fernando Alonso Karting. Capela volta para Portugal, onde disputa a próxima etapa do Campeonato Português Rotax, nos dias 26 e 27 de julho, na pista do Circuito de Braga.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Siga Vicente Capela no Instagram:
@vi_capela
Campeão de 2024 mantém vantagem na liderança da Mini Max e pode garantir o título na próxima etapa em Bombarral
Campeão de 2024 mantém vantagem na liderança do Rotax Mini Max e pode garantir o título na próxima etapa em Bombarral.
O português, bisneto de brasileiro, chega à penúltima etapa do Campeonato Rotax com 443 pontos e sete vitórias em nove corridas.
O português, bisneto de brasileiro, chega à penúltima etapa do Campeonato Rotax com 443 pontos e sete vitórias em nove corridas