Watkins Glen (EUA), 20 de junho de 2025
O piloto brasileiro Kiko Porto (Toyota Gazoo Racing / Banco Daycoval / MC Games / Team: Rafa Racing) voltou às disputas da Lamborghini Super Trofeo North America nesta sexta-feira, na primeira corrida da terceira etapa do campeonato em Watkins Glen, no estado de Nova Iorque. O pernambucano, que atualmente lidera a IMSA - VP Racing SportsCar Challenge, integra a equipe Rafa Racing Team e correu ao lado de seu compatriota Werner Neugebauer, dividindo o comando do carro número 68.
Durante os treinos livres realizados no circuito norte-americano, a dupla brasileira se preparou para as duas sessões classificatórias que definiram os grids de largada das corridas do fim de semana. O trabalho foi dividido entre os dois pilotos, cada um assumindo a responsabilidade por uma das tomadas de tempo.
Na primeira sessão classificatória, Werner Neugebauer foi à pista e conseguiu marcar o nono tempo na categoria Pro, ficando em décimo oitavo na classificação geral para a largada da primeira prova. Já na segunda classificatória, Kiko Porto assumiu o volante e cravou o quarto melhor tempo tanto na categoria Pro quanto na geral, garantindo a segunda fila no grid da segunda corrida.
"Minha responsabilidade é conseguir ajudar o Werner, já que ele é quem está pontuando desde o começo do campeonato", explicou Kiko Porto sobre sua estratégia para o fim de semana.
Durante a primeira corrida, Werner Neugebauer enfrentou dificuldades para encontrar o ritmo ideal em meio ao pelotão misto de diferentes categorias, mantendo-se na nona posição na Pro até a abertura da janela de pit stops. Aos 22 minutos de prova, foi realizada a troca de pilotos, com Kiko Porto assumindo o comando do Lamborghini.
Kiko imprimiu um ritmo consistente após entrar na pista, buscando recuperar posições até que uma bandeira amarela juntou todos os carros faltando 12 minutos para o final da corrida. O safety car permaneceu na pista por mais algumas voltas, deixando o caminho livre apenas nos sete minutos finais da prova.
Mesmo com o tempo limitado após a bandeira verde, Kiko Porto conseguiu aproveitar os momentos finais para ganhar algumas posições, levando o carro número 68 até a sétima colocação na bandeirada final.
"O principal aqui é ajudar e criar meios para que Werner consiga o maior número de pontos. Fiz o que pude na parte final, conseguimos um sétimo e agora é esperar a corrida deste domingo e ver se conseguimos mais alguns pontinhos. Estou largando em quarto, vamos tentar um ajuste que nos deixe perto do mesmo ritmo dos líderes, aqui em Watkins Glen", analisou Kiko Porto após a primeira prova.
A segunda corrida está marcada para este sábado (21), às 17h10* (*horário de Brasília), com o piloto pernambucano largando em quarto lugar e fazendo a primeira parte da prova, antes de passar o carro para Neugebauer na segunda metade. Os fãs brasileiros poderão acompanhar a performance da dupla através do canal oficial da Lamborghini Super Trofeo no YouTube.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria de Imprensa
Kiko Porto no Instagram:
@kikoporto_12
Kiko Porto no YouTube:
@KikoPorto12
Site de Kiko Porto:
www.kikoporto.com.br
The Brazilian duo faced challenges and couldnt maintain a competitive pace across the two races held at Elkhart Lake.
A dupla brasileira enfrentou dificuldades e não conseguiu manter o ritmo competitivo nas duas corridas disputadas em Elkhart Lake.
Porto will team up with Neugebauer for the fourth round of the North American season, featuring two races at the Wisconsin track.
Porto fará dupla com Neugebauer na quarta etapa da temporada Norte Americana, com duas corridas na pista de Wisconsin.