Belo Horizonte (MG), 12 de dezembro de 2022
A temporada 2022 chegou ao fim para os pilotos que aceleraram na Copa São Paulo Light neste ano. A 10ª e última etapa da competição foi realizada no sábado (10) no Kartódromo de Interlagos, ocasião em que foram conhecidos os campeões de todas as categorias. Na Mirim, o mineiro de apenas 9 anos, Rafael Guimarães, foi quem conquistou, merecidamente, o título.
O piloto venceu a primeira, quinta, sexta e sétima etapas do Light e, foi vice-campeão na quarta e oitava etapas. Resultados esses que o mantiveram como destaque em sua categoria, ao longo da temporada. Já neste sábado (10), Rafael, que chegou na final como líder em sua categoria, conquistou a terceira colocação na classificação geral da etapa, no entanto, a pontuação foi suficiente para ele assegurar a liderança e grantir o título de campeão. Nas três corridas da final, Guimarães foi P6, P4 e P4, respectivamente. Além disso, ele foi o dono da melhor volta na primeira corrida.
Somado o resultado desta etapa com as demais, e realizando os dois descartes - nesse caso, um resultado P4 e um resultado P5 -, Rafael alcançou cerca de 70% de aproveitamento no campeonato, assumindo o posto de um dos melhores pilotos entre todas as categorias.
“Rafa fez uma corrida cautelosa. O objetivo era completar as corridas e pontuar da forma que desse pra pontuar. Fomos campeões e estamos felizes demais, haja coração e haja choro”, disse Claudio Guimarães, pai de Rafinha.
“Eu fiz o melhor que pude em todas as etapas para conseguir chegar no título, e deu certo! Tô muito feliz e emocionado com essa conquista… E não tenho dúvidas que o próximo ano será ainda melhor”, declarou o piloto, que nesta também também se consagrou tricampeão mineiro.
Rafael Guimarães conta com o atendimento da Max Kart em Belo Horizonte, e em São Paulo, com a Sisdeli Competições e preparação da Max Kart. Já a telemetria segue com a Racing Data. Além disso, nesta última etapa da Copa São Paulo Light, Rafa contou com o patrocínio do Armazém Beershop, OPS Aplicativo, Civil Obras, GR5 Rent a Car e DCIT Tecnologia.
Texto por Natally Domingos Marques
O foco neste fim de semana é Copa São Paulo Light, que pode dar ao mineiro vaga para representar o Brasil na Itália.
O piloto mineiro repetiu o resultado de 2024 após prova de recuperação espetacular na final disputada com pista molhada, em Aracaju
Piloto mineiro chega forte para acelerar na categoria Mini e brigar pelo lugar mais alto do pódio na segunda maior competição nacional.
Piloto mineiro segue em grande fase, com passaporte pronto para novos desafios internacionais. Sétima etapa da Light será disputada em agosto.