São Paulo (SP), 13 de agosto de 2025
O líder absoluto da categoria Mini na Copa São Paulo Light, o piloto mineiro Rafael Guimarães, tem pela frente a sétima etapa da temporada. Com 47 pontos na tabela de classificação e 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o kartista de Minas Gerais chega confiante para manter sua posição de destaque na competição.
Após a prova disputada em Itu, onde Rafael conquistou a pole position e subiu ao pódio, o Paulista Light volta ao Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. O circuito paulistano será palco de mais uma batalha na busca pela manutenção da liderança do campeonato.
Antes deste fim de semana, Guimarães esteve em Aracaju, onde disputou a 26ª edição da Copa Brasil de Kart. O piloto mineiro subiu ao pódio em terceiro lugar na sua categoria, repetindo o excelente resultado obtido em 2024 e demonstrando consistência em competições nacionais.
"Foi uma disputa muito intensa na Copa Brasil. A final foi uma corrida de recuperação, depois que caí para último, com um toque na largada. Mas agora a cabeça está focada no Paulista Light e manter a liderança", declarou Rafael Guimarães.
Com a vaga garantida para a final da Regional Cup Brazil, que será disputada este mês em Imperatriz (MA), o pai, juntamente com a equipe de Rafael, optaram por não viajar ao Nordeste devido aos altos custos logísticos para deslocar toda a estrutura até o Maranhão. Assim, o piloto mineiro cedeu seu lugar na competição a outro competidor.
A disputa em Imperatriz vale vaga para representar Brasil na ROK Super Final 2025, que será realizado em outubro, na Itália. No entanto, com sua atual posição na tabela de classificação do Paulista Light - e se mantiver esta liderança a final da prova, em Interlagos - o piloto mineiro garante automaticamente a vaga para disputar o ROK Super Final 2025, na Europa.
"Ano passado, quando o Rafa ganhou a Regional Cup Brazil, foi possível viajar porque a premiação foi bem maior, incluindo tudo. Este ano, temos apenas inscrição, chassis e motor oferecidos ao campeão. É preciso ter um suporte muito maior para as outras despesas. Sendo assim, não vamos para Imperatriz, poupamos as despesas que serviriam para custear a viagem e logística no Maranhão e o Rafa vai tentar conseguir essa vaga para o Rok Cup, aqui em São Paulo. Então, vamos abrir mão dessa vaga para liberar para outro piloto que possa ir para Imperartriz. É uma pena, porque o Rafa se doa e trabalha muito pelo esporte em todas as competições", explicou Cláudio Guimarães, pai do piloto.
"Fiquei triste quando meu pai me contou da desistência da vaga para a Regional Cup Brazil. Fui campeão ano passado e queria tentar conquistar o Bicampeonato. Mas vou continuar focado para tentar essa vaga para Itália", comentou Rafael Guimarães sobre a situação.
Como foi divulgado no portal KART MOTOR, a iniciativa de premiar o piloto que chegar à sétima etapa da Copa São Paulo Light, liderando a categoria Mini, com uma vaga para disputar o ROK Super Final 2025 em Lonato, na Itália, foi da NFK, que é a importadora dos chassis Tony Kart e dos motores Vortex. Assim, como Guimarães é líder da categoria, com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado, suas chances de conquistar essa vaga são reais.
Os treinos livres da sétima etapa do Paulista Light acontecem até esta sexta-feira (15). A tomada de tempo da categoria Mini será no sábado (16), quando Rafael tentará conquistar mais uma pole position na temporada, seguida pela largada das duas baterias válidas pela competição.
O canal da FATV Sports, no Youtube, transmite as provas de Rafael Guimarães, que podem ser acompanhadas ao vivo pelos fãs do kartismo nacional. A cobertura permitirá que os admiradores do esporte acompanhem a trajetória do piloto mineiro em busca do título da Copa São Paulo Light.
Rafael Guimarães integra a equipe Speed Racing, com apoio da MR Competições. A VB55, de Victor Barvalle, responsável pela telemetria, enquanto a Tchê Preparações cuidou da preparação dos carburadores. O piloto mineiro conta ainda com o patrocínio das empresas DCIT Tecnologia e GR5 Rent a Car.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Visite o site de Rafael Guimarães:
rafa27.com.br
Siga Rafael Guimarães nas redes sociais:
@rafa27piloto
O piloto mineiro repetiu o resultado de 2024 após prova de recuperação espetacular na final disputada com pista molhada, em Aracaju
Piloto mineiro chega forte para acelerar na categoria Mini e brigar pelo lugar mais alto do pódio na segunda maior competição nacional.
Piloto mineiro segue em grande fase, com passaporte pronto para novos desafios internacionais. Sétima etapa da Light será disputada em agosto.
Piloto mineiro foi destaque na categoria Mini 2T no Kartódromo de Itu, com pole position, vitória e presença no pódio.