Aracaju (SE), 28 de julho de 2025
Terminou neste domingo (27) a 26ª edição da Copa Brasil de Kart, mais um grande aprendizado para o piloto paulista Victor Ortega (Equipe: Grigatti Karting), que está em seu terceiro ano no kart, o segundo como profissional. A competição realizada em Aracaju trouxe desafios importantes para o kartista, que vem construindo sua trajetória no automobilismo nacional.
Disputando a categoria F4, Victor fez frente com pilotos mais experientes em Aracaju, capital sergipana, na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi. Mesmo com corridas acirradas do início ao fim, o ambiente competitivo da Copa Brasil proporcionou ao paulista a oportunidade de medir forças com alguns dos principais nomes do kartismo brasileiro.
Após dois dias de treinos livres, na tomada de tempo da sexta-feira (25), Ortega foi para a pista em busca do tempo para se colocar em uma boa posição no grid de largada e conseguiu ficar na sexta fila para a primeira prova. No entanto, equipado com um motor sem a performance desejada, decidiu, juntamente com sua equipe, pela troca do propulsor. Esta decisão o colocava no fim do grid de largada na primeira corrida.
As classificatórias foram realizadas no sábado (26) e na prova número um, Victor veio para uma prova de recuperação. Saindo lá de trás, conseguiu boas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada no meio do grid. Contudo, recebeu uma penalização de 10 segundos por ultrapassagem em bandeira amarela, o que comprometeu sua posição final.
Na segunda classificação, novamente vindo de trás, o piloto paulista conseguiu uma escalada de sete ultrapassagens, fechando em décimo primeiro. Os resultados das classificatórias o colocaram mais uma vez na sexta fila, agora para a largada da final do domingo.
“As classificatórias não foram como eu queria. Tive problemas no motor na tomada e a gente teve que trocar, por isso acabei perdendo cinco posições no grid, na primeira classificatória. Tomei uma punição de 10 segundos durante a prova por ultrapassar em bandeira amarela, que a gente questionou, mas já é passado. Nesta segunda classificatória, larguei bem e consegui escalar o pelotão, terminei em décimo primeiro, Agora, juntando os dois resultados, vou largar da décima primeira posição.” explicou Victor Ortega, após as classificatórias.
Após a largada da grande decisão da Copa Brasil de Kart, em Aracaju, Victor Ortega conseguiu novamente negociar bem as posições e alcançou o sétimo lugar durante a prova. No entanto, recebeu a bandeirada na nona colocação. Contudo, com o desarme do painel frontal, recebeu 5 segundos de penalização que o deixaram em décimo primeiro na classificação final.
“Essa final estava com uma condição bem desafiadora. A pista estava seca, começou a chover. Logo depois parou e a gente foi com pneu pra pista seca. A condição era difícil para nós pilotos nas primeiras voltas. A gente vinha sofrendo bastante, fiquei bem atento e não escapei, sendo bem cauteloso. Outros acabaram indo pra fora, mas usei a cabeça pra conseguir evitar incidentes. Mesmo assim, o resultado não veio, meu kart estava acertado pra o seco e foi uma pena essa chuva.” Avaliou Victor Ortega após a prova decisiva.
Mesmo com os contratempos técnicos enfrentados em Aracaju, o piloto demonstrou capacidade de recuperação e habilidade para ultrapassagens em um grid altamente competitivo. A experiência adquirida na Copa Brasil representa mais um degrau na evolução de sua carreira no kartismo nacional.
Após a Copa Brasil em Aracaju, Victor Ortega começa a se preparar para retornar às provas da Copa São Paulo Light de Kart, além de iniciar a preparação para o 60º Campeonato Brasileiro, que será disputado em Santa Catarina. As próximas competições representam novas oportunidades para Victor aplicar os conhecimentos adquiridos e buscar melhores resultados.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Siga Victor Ortega no Instagram:
@victor_ortega_12
Piloto paulista da categoria F4 mira bom resultado na competição nacional, disputada esta semana no Kartódromo Emerson Fittipaldi.
Piloto paulista retorna ao kart depois de fratura no pulso e confirma bom desempenho nas provas do Light, em Itu