Veneza (ITA) 7 de julho de 2025
O piloto português Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn / Coach: Pedro Ivars / Mecânico: Adrian Vaz) foi um dos destaques na disputa da ronda dupla da terceira etapa do Champion of the Future Academy Program, na categoria Mini 60. As provas foram disputadas neste fim-de-semana na Pista Azzurra Jesolo, em Veneza, na Itália, onde o kartista demonstrou a sua capacidade de recuperação e competitividade em pista.
O kartista de Portugal vem-se a destacar na competição que faz parte do programa da F1 Academy Discover Your Drive, a mostrar evolução constante e adaptação às diferentes características dos circuitos na Europa. A sua performance em Jesolo reforçou o potencial que tem demonstrado ao longo da temporada.
Em Jesolo, Capela começou o fim-de-semana a fazer o quarto tempo de 50seg790 no treino de qualificação de sábado (5), que definiu as posições na primeira prova classificatória. Após a largada, no entanto, acabou por perder dez posições e cruzar a linha de chegada em décimo quarto.
Contudo, Vicente demonstrou a sua capacidade de reacção já na segunda prova, onde fez uma escalada espetacular e reconquistou as dez posições, para receber a bandeira quadriculada como quinto classificado.
A corrida final de sábado reservou ainda mais emoção. A largar em nono, na quinta fila, novamente o piloto português fez uma excelente corrida, a alcançar a segunda posição na linha de chegada. A performance demonstrou a habilidade de Vicente em ultrapassagens e gestão de corrida sob pressão.
Mesmo a subir ao pódio e a receber o troféu de segundo classificado, só depois foi comunicado pelos comissários desportivos de que havia sido penalizado com 5 segundos, por uma suposta ultrapassagem por fora da pista. A penalização fê-lo cair para o décimo lugar, numa decisão que alterou completamente o resultado da corrida.
No domingo (6), no segundo dia da ronda dupla, um novo treino de qualificação definiu a grelha. Desta vez, Capela fez o tempo de 51seg289, que o colocou na nona fila. Apesar da posição mais recuada, o piloto manteve a confiança para as corridas classificatória e final.
Noutra prova de superação, o piloto do kart número 805 conseguiu oito ultrapassagens para cruzar a linha de chegada em sétimo na primeira corrida. O mesmo aconteceu na segunda prova classificatória de domingo, mas desta vez com dez ultrapassagens, para receber a bandeirada na quinta colocação, a confirmar a sua evolução durante o fim-de-semana.
A largar em quarto na final deste domingo, Vicente Capela foi mais uma vez um dos principais personagens, a cruzar a linha de chegada em terceiro. Seria um novo pódio para o piloto de Portugal, não fosse uma nova penalidade de 5 segundos, novamente imposta pelos comissários da prova e a cair para a quarta colocação, por causar um suposto contacto com o kart número 814, a forçar o piloto adversário perder o controlo e a posição para Vicente.
"Acho que não fiz nada demais. Estava a disputar as posições, mas se os comissários viram os vídeos e acharam isso depois, tenho que aceitar a decisão", declarou Capela, a demonstrar maturidade para lidar com as adversidades da competição.
Com os resultados do fim-de-semana em Jesolo, Vicente Capela segue na terceira colocação do Champion of the Future Academy Program, com 216 pontos, a faltar três rondas duplas para o final da temporada 2025. A regularidade do piloto português tem sido fundamental para se manter entre os principais candidatos ao título.
Vicente Capela volta para a disputa da quarta etapa do Champion of the Future Academy Program - Academy Discover Your Drive, prevista para acontecer de 19 a 21 de setembro no Slovak Karting Center, na Eslováquia, onde terá nova oportunidade de mostrar o seu talento e buscar posições ainda melhores no campeonato.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Siga Vicente Capela no Instagram:
@vi_capela
Campeão de 2024 mantém vantagem na liderança da Mini Max e pode garantir o título na próxima etapa em Bombarral
Campeão de 2024 mantém vantagem na liderança do Rotax Mini Max e pode garantir o título na próxima etapa em Bombarral.
O português, bisneto de brasileiro, chega à penúltima etapa do Campeonato Rotax com 443 pontos e sete vitórias em nove corridas.
O português, bisneto de brasileiro, chega à penúltima etapa do Campeonato Rotax com 443 pontos e sete vitórias em nove corridas