São Paulo(SP) 16 de junho de 2025
O piloto mineiro Rafael Guimarães conquistou uma vitória importante neste fim de semana ao vencer a quinta etapa da Copa São Paulo Light, na categoria Mini, garantindo sua vaga na final da 2ª Regional Cup Brasil. A competição, que fechou o primeiro turno da temporada, foi realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, e contou com uma rodada tripla que testou a habilidade e a resistência dos pilotos.
Rafael se destacou como um dos principais nomes da categoria Mini, que utiliza motores Vortex 60cc, demonstrando velocidade e determinação ao longo das três baterias disputadas. O piloto mostrou evolução constante durante o fim de semana, superando adversidades e confirmando seu favoritismo na competição paulista.
Logo na tomada de tempo, Guimarães mostrou seu potencial ao cravar o segundo melhor tempo da sessão, com a marca de 50.047, apenas 5 centésimos do tempo da pole. Essa performance lhe garantiu uma posição na primeira fila do grid para a largada da primeira bateria, disputada na sexta-feira (14).
A primeira corrida, no entanto, trouxe desafios para o piloto mineiro. Na largada, Guimarães sofreu alguns toques que o fizeram cair para a sétima colocação. Com determinação característica, conseguiu recuperar algumas posições durante as dez voltas da prova e cruzou a linha de chegada em quinto lugar, resultado que não refletia seu verdadeiro potencial.
O sábado (15) reservou a disputa das duas baterias restantes, e foi quando Rafael mostrou todo seu talento. Na segunda corrida da etapa, largou na pole position e, apesar de perder a liderança momentaneamente na terceira volta, conseguiu se recuperar e conquistou sua primeira vitória no fim de semana.
A terceira e última corrida trouxe mais emoção para os espectadores. Rafael novamente largou da primeira posição, mas não conseguiu manter a ponta durante toda a prova, chegando a ocupar o terceiro lugar. Com a experiência adquirida ao longo de sua carreira, o piloto mineiro conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada em segundo lugar após as treze voltas disputadas. Na soma das três baterias, Rafael Guimarães foi o vencedor da quinta etapa da Copa São Paulo Light, resultado que lhe garantiu a tão desejada vaga para a final da 2ª Regional Cup Brasil.
"Eu estava me preparando muito para essa etapa. Para tentar conseguir essa vaga e eu realmente consegui. Foi muito legal, igual ao ano passado que eu fui para a final da Regional Cup e venci. Em 2024 fui para Itália disputar o WSK, ganhei bastante experiência. Espero fazer o mesmo esse ano", declarou o piloto após a conquista.
A final da 2ª edição da Regional Cup Brasil será realizada nos dias 24 e 25 de agosto, no Kartódromo Internacional de Imperatriz, no Maranhão. O campeão da categoria Mini levará como prêmio a vaga para disputar o ROK SuperFinal 2025, marcado para os dias 13 a 18 de outubro, em Lonato, na Itália, além da inscrição, kart completo e um jogo de pneus. Rafael, que foi campeão da primeira edição da Regional Cup Brazil no ano passado, agora busca o bicampeonato.
"Quero que seja a mesma coisa esse ano. Conseguir o bicampeonato e a vaga para correr na Europa", afirmou o piloto mineiro.
Pela Copa São Paulo Light, o próximo compromisso de Rafael Guimarães será na 6ª etapa da temporada 2025, prevista para o dia 5 de julho, quando se inicia a segunda metade da competição. O piloto de Minas Gerais chega para esta nova fase com confiança renovada após a conquista em Interlagos.
Rafael Guimarães integra a equipe Speed Racing, com apoio da MR Competições. A Racing Data e da VB55, de Victor Barvalle, foram responsáveis pela telemetria. Tchê Preparações ficou com a preparação dos carburadores. O piloto mineiro conta ainda com o patrocínio das empresas DCIT Tecnologia e GR5 Rent a Car.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Visite o site de Rafael Guimarães:
rafa27.com.br
Siga Rafael Guimarães nas redes sociais:
@rafa27piloto
O piloto mineiro repetiu o resultado de 2024 após prova de recuperação espetacular na final disputada com pista molhada, em Aracaju
Piloto mineiro chega forte para acelerar na categoria Mini e brigar pelo lugar mais alto do pódio na segunda maior competição nacional.
Piloto mineiro segue em grande fase, com passaporte pronto para novos desafios internacionais. Sétima etapa da Light será disputada em agosto.
Piloto mineiro foi destaque na categoria Mini 2T no Kartódromo de Itu, com pole position, vitória e presença no pódio.