Nova Santa Rita (RS), 26 de agosto de 2024
Pilotos do continente se encontraram neste fim de semana no Brasil para as disputas do Campeonato Sul-Americano de Kart, realizado pela primeira vez no país. A pista escolhida para a competição foi o Kartódromo Techspeed, em Nova Santa Rita-RS. Para os competidores das categorias OK FIA e OK Júnior, a vaga para o Mundial de Kart, na Inglaterra, em setembro, estava em jogo. Na OK Júnior, o catarinense Lucas Provenzi Corrêa (Unicred Brasil / Unicred Central Conexão / Civil Obras / Kimber Empreendimentos / Grand Suites Family Resort / Equipe: Quirino Racing / Coach: Gabriel Moura) fez uma boa competição, principalmente na pré-final, mas a quebra do acelerador após a largada da final obrigou o piloto a abandonar a prova.
A competição recebeu pilotos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela, além dos brasileiros, que foram a maioria no grid de todas as categorias. Ainda na sexta-feira (23), Lucas Provenzi Corrêa foi Top 10 na tomada de tempo e garantiu um lugar na quinta fila, na largada da primeira das duas classificatórias, que seriam disputadas no sábado (24), juntamente com a pré-final.
No dia seguinte, no sinal verde da primeira corrida, Lucas teve muitas disputas por posições e caiu para o fim do grid. Ainda assim, fez uma prova de recuperação, cruzando a linha de chegada em décimo quarto. Na segunda classificatória, o enredo se repetiu, mas ele conseguiu novamente se recuperar dentro da corrida, chegando em décimo terceiro. Na pré-final, largando da oitava fila, o catarinense provou que estava na briga. Foram dez ultrapassagens até cruzar a linha de chegada em sexto.
No domingo (25), dia da grande final, Lucas Provenzi Corrêa alinhou na sexta fila e teria que fazer outra prova de recuperação para alcançar seu objetivo, o que ele já havia demonstrado ser possível no dia anterior. No entanto, logo após a largada, o kart número 264 começou a ficar lento até parar antes mesmo de completar as primeiras curvas. O cabo do acelerador estourou, e Lucas foi obrigado a abandonar a prova.
“Não é nada legal abandonar assim, depois de todo o trabalho que tivemos e das dificuldades que enfrentamos. Após a pré-final, eu sabia que era possível brigar mais à frente, mas agora é ter paciência e partir para a próxima”, disse Lucas.
Mesmo sem conseguir a vaga através do Sul-Americano de Kart, a equipe de Lucas Provenzi Corrêa já confirmou que ele será um dos representantes do Brasil no Mundial FIA Karting de 2024, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro no Kartódromo PF International, em Grantham, na Inglaterra. Agora, ele se prepara para embarcar e fazer o melhor trabalho possível nas terras do Rei.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria
Siga Lucas Corrêa no Instagram:
@lucascorrea_264
Piloto de Santa Catarina foi destaque entre os estreantes com o quinto lugar na corrida 1 da categoria escola do automobilismo.
Campeão no kart, catarinense inicia novo capítulo da carreira neste fim de semana, em Interlagos.
Em sua primeira experiência na categoria escola do automobilismo brasileiro, piloto catarinense acredita em evolução.
Piloto catarinense entrou na pista para treinos de pré-temporada e foca nos ajustes para o ano de estreia nos monopostos.